08 junho 2011

SÓ COM PROTETOR SOLAR

Muitas dúvidas surgem quando se refere a proteção da pele. O filtro solar é considerado um grande aliado, principalmente em horários mais críticos do sol. Mas não é só o filtro solar que protege a pele, o uso de acessórios e vestimentas, como chapéus, óculos escuros, camisa com trama fechada - para impedir a passagem da radiação, também podem ajudar a evitar os raios ultravioleta. Existem lojas especializadas em roupas com proteção ultravioleta, ou seja, os tecidos são tratados com substâncias que refletem ou absorvem essa radiação.

Para aquelas pessoas que gostam de ir ao clube ou praia o protetor deve ser aplicado na pele meia hora antes de sair de casa. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, ou com mais frequência, caso os mergulhos forem mais constantes. Existem produtos no mercado que tem resistência a água e ao suor, ótima recomendação para aqueles que gostam de praticar esportes.

Existem inúmeras controvérsias sobre qual o tipo de produto com protetor solar é melhor para pele. Gel, creme, loção, spray e aerosol são temas incansáveis de estudos que ficam comparando qual deles tem uma ação mais efetiva que o outro. Acredito que, além do produto, o que importa para a fotoproteção são os ativos propriamente ditos, ou seja, os filtros, que podem ser tanto físicos ou químicos. Os filtros físicos refletem a luz do sol, ou seja, a luz bate e volta. Já os filtros químicos a luz é absorvida. Então, a grande maioria dos filtros modernos associa os dois tipos de filtros no mesmo produto - promovendo uma proteção maior. Quanto mais alto o valor do FPS (fator de proteção) maior será a proteção que o filtro solar oferece contra raios UVB, por isso indico protetores solares com FPS 30 e 50.

A exposição mesmo em períodos curtos pode, a longo prazo, produzir efeitos na pele que não são bons, como envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele. O efeito da radiação ultravioleta na pele é cumulativo. A incidência do câncer de pele costuma aumentar com excessos de exposição ao sol em horários que não são saudáveis. Algumas manchas na pele, ou feridas que não cicatrizam, podem ser o começo de um cancêr de pele. Elas aparecem em partes do corpo que ficam mais expostas, como o rosto e membros superiores. É importante identificar essas lesões, pois, quando tratadas, nem chegam a desenvolver o câncer de pele.

Por ser médico, atuando na área de dermatologia, e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Goiânia, fiquei preocupado justamente com a alta incidência de câncer de pele na capital. Então, criei um projeto de lei, aprovado recentemente na Câmara, que obriga empresas privadas a fornecerem gratuitamente protetores solares aos seus funcionários que trabalham expostos ao sol.

Durante a tramitação do projeto, até o secretário municipal da Saúde, Paulo Rassi foi consultado e manifestou total apoio à proposta, pois ele quer estender a lei para órgãos públicos municipais, o que beneficiaria, por exemplo, os garis que trabalham durante o dia inteiro sob o sol forte da capital. Sem dúvidas, esse projeto ajudaria muito a prevenir o câncer de pele, além de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção constante dessa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário