21 junho 2011

DR.GIAN QUER PREVENIR DOENÇAS IMPEDINDO USO DE JALECO FORA DE HOSPITAL

Tramita na Câmara Municipal projeto de autoria do vereador dr. Gian (PTC) que visa aumentar as prevenções a doenças que atacam a população advindas do uso de jalecos aventais e estetoscópio por parte dos profissionais de saúde fora de seu ambiente de trabalho.O intuito é evitar contaminações por doenças infectocontagiosas.

"Pesquisas mostram grande quantidade de bactérias em jalecos médicos. Como por exemplo, um estudo realizado em setembro do ano passado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com 48 alunos que utilizavam jaleco que demonstrou resultados alarmantes: 95,8% estavam contaminados. Entre as bactérias encontradas, havia a Staphylococcus aureus, uma das principais responsáveis pelas infecções hospitalares", conta o vereador.

Ele diz ainda que, segundo a pesquisa, mangas e bolsos são as áreas mais contaminadas. O estudo ainda levou em consideração a diferença entre o dia da semana. "No levantamento, os jalecos apresentavam maior quantidade de micro-organismos na quinta-feira do que na segunda – o que indica que os médicos utilizam a peça mais de uma vez sem lavar; além disso, os micro-organismos podem sobreviver entre 10 e 98 dias em tecidos encontrados em hospitais, como algodão e poliéster", relata o parlamentar.

O vereador acrescenta também que “o uso do jaleco é uma questão de conscientização e de bom senso, ou seja, é necessário manter a higienização” e que o jaleco funciona como proteção tanto para os médicos quanto para os profissionais de medicina contra uma eventual contaminação pelo paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário