08 novembro 2011

Expoentes da medicina goiana recebem homenagem em sessão especial

Presidida pelo ministro Iram Saraiva(PMDB), foi realizada na Câmara Municipal de Goiânia na noite desta segunda-feira, 7, sessão especial em homenagem ao Dia do Médico, que é celebrado em 18 de outubro. A sessão foi proposta pelo vereador Dr. Gian(PSBD), que também é médico, e contou com as presenças dos vereadores Maurício Beraldo(PSDB), Anselmo Pereira(PSDB) e Tiãozinho do Cais(PR).

Em seu pronunciamento, Dr. Gian ressaltou que Goiânia é “referência na medicina, como por exemplo, na área da cardiologia, oftalmologia, dermatologia e tratamento em queimaduras”. Ressaltou, ainda, a importância de um do projeto de lei de sua autoria sancionado pelo prefeito Paulo Garcia que torna obrigatório o fornecimento de protetor solar ao trabalhador que fica exposto ao sol, prevenindo, assim, a incidência do câncer de pele.

Composição de mesa

A mesa que dirigiu os trabalhos da sessão especial foi composta pelo presidente da Casa Iram Saraiva, Antonio Faleiros(Secretário de Estado de Saúde, representando o governador Marconi Perillo, que enviou mensagem especial para ser lida na sessão), Deputado estadual Hélio Antonio de Sousa(representando a Assembléia Legislativa do Estado), Nasser Tanus(representando o prefeito Paulo Garcia), Honor Cruvinel(representando o Tribunal de Contas dos Municípios), Patrícia Rassi( da Associação Comercial e Industrial de Goiás), Rui Rocha(Grão Mestre da Grande Loja Maçônica), Leonardo Mariano Reis(presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás), Pedro Batista( presidente da Eletra), Robson Paixão de Azevedo(representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás) e Joaquim Caetano Neto, presidente da Academia Goiana de Medicina.

Histórico

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em muitos países como Brasil, Portugal, França, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Bélgica, Polônia e Argentina. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o “amado médico”, segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter Lucas como patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Homenageados

Após os pronunciamentos, a sessão homenageou expressivos representantes da classe médica goiana. Foram eles: Antonio Faleiros(Secretário Estadual de Saúde), Elias Rassi(Secretário Municipal de Saúde), Adriano Alfredo Brocos Auad(Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás), Carlos Alberto Ximenes, Rômulo Sales de Andrade, Ciro Ricardo Pires de Castro, Erso Guimarães, Robson Paixão de Azevedo, Eduardo Queiroz Miranda, Jordano Queiroz Miranda, Aline Rosa de Castro Carneiro, Áureo Ludovico, Marcos Ávila, Graciely Fernandes da Silva Lucas, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, Rodrigo Caetano de Almeida, Patrícia Belém Parreira, Angelle Aragonez Essado Jácomo, Alexandre João Meneghini, Eduardo Camelo de Castro, Carlos Luz Elias, Roberto Luciano Coimbra, Kenedy Carlos da Silva, Luciano Leão Bernardino da Costa, Joaquim Caetano de Almeida Neto, Valdemar de Souza, Marcos Vilela Lauar, Nelson Nader, Fernando Machado Araújo, Boaventura Braz de Queiroz, Teobaldo Silva Costa, Omar Tome, Hélio Antonio de Sousa, Honor Cruvinel de Oliveira, Carlos Abel da Silva, Lorena Caselli, Pedro Jorge Leite Gayoso de Sousa, Percival Xavier Rebelo Filho, João Batista de Sousa Júnior, Wilton Adriano da Silva Filho, Cláudia de Faria Macedo, Antonio Couto de Carvalho e Luiz Rassi.

(Jô Almeida)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário