17 fevereiro 2011

Obesidade: mal do século

A obesidade é a consequência do acúmulo de gordura no corpo, resultado do desiquilíbrio alimentar, ou seja, comer mais calorias do que o gasto energético. Segundo pesquisa do IBGE de 2009, constatou que 30% da população estava acima do peso ideal e cerca de 10% com obesidade morbida, que traz alto risco de morte.

A obesidade é vista na atualidade como um problema de saúde pública, uma vez que suas consequencias são outras graves doenças como diabetes, apneia do sono, infarto e ostoartrite. De fato é necessário mudanças radicais na forma comportamental das pessoas, sendo que o primeiro passo para resolver o problema é controlar a alimentação e fazer exercícios físicos.

Quando a obesidade já está numa etapa avançada de gordura, que é quando a gordura supera os 40% de massa corpórea, outros métodos outros métodos, além da dieta, são necessários como, por exemplo, as cirurgias de redução de estômago.

De cada dez pessoas com obesidade morbida nove são mulheres. Esse aumento de peso pode ser por vários fatores sendo eles hormonais, gravidez ou até mesmo psicológico, nesse caso, o aumento de peso passa a ser gradativo.

São diversos problemas causados pela obesidade: clínico (citado acima), emocional e social. Do ponto de vista emocional seria a baixa autoestima e social seria o preconceito e a discriminação por parte considerável da sociedade.

Para quem já atingiu essa obesidade avançada ou uma obesidade acompanhada de diabetes, hipertesão e cardiopatias elas podem ter indicação de cirugias. De fato a obesidade não tem cura, mas sim tratamento, e a cirurgia, seja ela qual técnica aplicada, depende de pessoa para pessoa. Esse tipo de técnica tem se mostrado como um tratamento mais efetivo tanto na perda de peso quanto na manutenção da perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário