25 abril 2010

Dia das Mães está chegando...

A mãe de todos os dias


Mãe é sinônimo de amor, carinho, proteção e afeto. Criatura geradora de vidas, este ser cuida incondicionalmente de seus filhos. Ela, esteja perto ou longe, está sempre disposta a estender seus braços e acalmar o coração de quem saiu do seu ventre. É guerreira e lutadora.

As forças dela são maiores que seu tamanho. E seus esforços ultrapassam a firmeza que demonstra ter nos braços. A labuta aumenta a cada dia, mas a mãe não desiste. Trabalha, estuda, cuida da casa e ainda se dedica à família.

Não é para se surpreender, mas o homem deixou de ser o chefe da casa. Hoje, ele divide esse papel com a mulher, muitas vezes sobrecarregada com a responsabilidade de realizar atividades econômicas e manter aceso o carinho familiar.

Não existem dados precisos que comprovem a inversão dos papéis entre homens e mulheres, mas o IBGE já mostrou que aumentou o número de lares monoparentais - ou seja, aqueles conduzidos apenas pelas mulheres. As mães solteiras integram a maior parte destas famílias, que tinham tudo para se desestruturar, mas que contam com a força integradora da mulher-mãe-protetora.

Reconhecermos a mãe como chefe de família é uma transformação cultural. Em outros tempos, como na época das nossas avós, as mulheres se sentiam obrigadas a cuidar somente da casa e dos filhos. Hoje, a representatividade social das mães aumentou devido principalmente sua relação ousada e necessária com o mercado de trabalho. A mãe trabalha fora para garantir qualidade de vida aos filhos.

Ela está nas ruas vendendo água, vigiando carro, trabalhando nos hospitais ou dirigindo ônibus por um motivo de sobrevivência e também vocação. Por isso, sempre que encontramos uma mãe, temos a exata noção de que ela é o sinônimo da proteção, do progresso e da luta.

As mães que lutam para tirar seus filhos do mundo das drogas, as mães que se esforçam para pagar a escola particular dos seus adolescentes, as mães que procuram seus filhos desaparecidos, as mães que pedem a Deus para iluminar o caminho de seus bebês, com certeza, doam uma parte de suas vidas e compartilham a bondade com o resto do mundo. Vocês, mães, nos tornam melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário