23 março 2010

Velhice saudável

Não temos como fugir da velhice, pois à medida que o tempo passa e a idade avança o nosso organismo começa a ser afetado com várias doenças, perda de minerais ósseos e um aumento considerável de gordura corporal.

No entanto, para que uma pessoa chegue saudável na terceira idade, é necessário cuidar do corpo desde a juventude. Hábitos ruins durante toda a vida são decisivos para uma velhice cheia de problemas.

Os desgastes físicos são sentidos na pele, músculos e ossos. Lentamente, será possível conhecer e vivenciar as mudanças no corpo. Doenças que só os avós ou os nossos pais tinham são repassadas como heranças genéticas. É importante que na juventude as pessoas adotem hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos, acabe com o vício e controle o estresse diário.

A atividade física para o idoso é benéfica, mas existem restrições. Isso porque quando a pessoa tem uma idade avançada sua capacidade física encontra-se limitada. Proteínas, vitaminas e minerais estão em declínio no corpo do idoso. Logo, ele não poderá abusar de exercícios físicos, pois o que era bom passa a ser ruim para sua saúde. Quando chegar à velhice, é importante que a pessoa tenha um acompanhamento clínico de um geriatra.

Na terceira idade, tudo passa a ser restringido e limitado. Além das transformações no corpo. Isto é, a massa corporal eleva-se com a meia-idade e na velhice é mais acentuada, pois o tecido magro é trocado por gordura. A perda de massa muscular faz com que a pessoa se sinta fraca e não tenha mais resistência para realizar atividades rotineiras. Os ossos perdem minerais e tornam-se mais propensos a sofrer fraturas. Com o passar dos anos, a elasticidade dos tendões diminui, causando possíveis torções ou deslocamentos. A freqüência cardíaca também tem um decréscimo contínuo.

O envelhecimento do cérebro faz parte de toda essa transformação. Progressivamente, o nosso corpo muda e sem a existência de um remédio que reduza o relógio biológico e aumente a expectativa de vida, o recomendado mesmo é que a pessoa cuide do corpo e da mente para chegar à terceira idade com o mínimo de problemas relacionados à saúde.

Um comentário:

  1. Hola soy Nati del blog de:"Los Cuentos de Nati".
    He pasado por este tu blog y me he quedado impresionada es autentico y muy personal, tiene algo que los otros blog no tienen y ese algo tan especial eres tú!, uff este blog es para verlo despacito y empaparme bien de todo lo que aquí tienes y porsupuesto volveré con más tiempo que hoy.
    Me quedo como segidora y te invito a que conozcas mi blog. Si es de tu agrado estaré encantada de tenerte como un amig@ más.
    Hasta pronto.
    .Te deseo lo mejor para todos los días de tu vida.
    Un saludo muy cordial Nati

    ResponderExcluir